Campos Sales: A prefeitura municipal por meio da secretaria de saúde, realizou Mutirão de Cirurgia de Catarata.

Por Ferreira Junior em 24/04/2024 às 13:21:36
Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

A Prefeitura Municipal de Campos Sales, por meio da Secretaria de Políticas para a Saúde, informa a população Campossalense que no último domingo dia 21 de abril de 2024, aconteceu um Mutirão de cirurgias de Cataratas.

Na oportunidade, foram ofertadas 51 cirurgias aos pacientes, devidamente regulados pelo Setor de Regulação da Secretaria de Políticas para a Saúde Municipal, e que as mesmas foram realizadas na cidade de Iguatu/CE. A prefeitura informa ainda, que toda a logística de deslocamento dos pacientes foi organizada pelo Setor de Transporte da Secretaria.

O prefeito João Luiz (PT) disse que: "É com esforços como esse que podemos contribuir com a saúde do nosso povo, tenho esse compromisso e não medirei esforços para proporcionar uma saúde de qualidade a nossa gente." disse o gestor.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é a cirurgia mais realizada na oftalmologia e foi uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluiu nas últimas décadas. Há pouco mais de 30 anos, era realizada sob anestesia geral, a catarata era removida através de uma incisão ampla, seguida por implante de lente intraocular rígida e múltiplas suturas do globo ocular.

Atualmente, a incisão é de cerca de dois milímetros, a catarata é emulsificada (fragmentada) em pequenos pedaços e aspirada por um aparelho chamado de facoemulsificador e a lente intraocular é dobrável. A incisão de pequeno tamanho e arquitetura auto selante, geralmente, dispensa a utilização de suturas.

Trata-se de um procedimento microscópico de alta complexidade, é muito seguro, porém, como qualquer procedimento invasivo, não é isento de riscos. A tecnologia atual e a experiência do cirurgião reduzem significamente esse risco. A saúde geral e ocular do paciente, bem como sua história familiar, são fatores que influenciam diretamente o resultado cirúrgico. Além disso, é fundamental que o paciente siga as orientações pré e pós operatórias de seu oftalmologista para minorar os riscos.

O intervalo de tempo entre a cirurgia de catarata do primeiro para o segundo olho varia muito conforme o cirurgião, porém, existe, de um modo geral, um consenso de se evitar a realização da cirurgia de catarata bilateral simultânea. O resultado do primeiro olho poderá servir como base para melhor programação da próxima cirurgia.

A anestesia é local podendo ser realizada somente com gotas anestésicas, ou através da injeção de pequena quantidade de anestésico local na região inferior da órbita, técnica denominada bloqueio peribulbar, onde o globo permanece sem movimento e sem sensibilidade. O paciente pode se manter lúcido ou ligeiramente sedado.

A anestesia é sempre realizada por profissional habilitado, médico anestesista, que também é o responsável pelo acompanhamento clínico do paciente durante o procedimento, com monitorização cardíaca e oximetria de pulso ao longo da cirurgia. Nos casos de catarata em crianças ou adultos com dificuldades de controle dos movimentos ou de compreensão, a anestesia deve ser geral.

Comunicar erro
Banco do Brasil

Comentários

Banco do Nordeste