Atirador de elite que salvou bebê feito refém pelo pai em farmácia recebe honraria do Estado

Secretário da segurança pública assinou a portaria que elogia o subtenente Mendes por seu 'alto grau de precisão, coragem e controle emocional'

Por Ester Ferreira em 01/03/2024 às 08:40:03
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O subtenente Mendes, atirador de elite da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que salvou o bebê feito refém pelo pai em uma farmácia no último domingo (25) no bairro Vila Velha, em Fortaleza, recebeu uma honraria de reconhecimento pelos serviços prestados à segurança pública estadual e à comunidade cearense. O policial também ganhou elogio do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, na manhã desta quinta-feira (29).

Mendes é atirador de precisão (sniper) do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Comando de Polícia de Choque (CPChoque). O disparo preciso do policial fez com que o suspeito, que fez a criança de 1 ano e três meses de refém, soltasse a arma, o que facilitou a ação do time tático para prender o homem.

O secretário assinou a portaria que exalta o subtenente Mendes por seu "alto grau de precisão, coragem e controle emocional". Segundo a SSPDS, o reconhecimento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

"Um trabalho de excelência que salvou uma vida, isso ficará para a história. Quem sabe um dia essa criança terá a honra de conhecer o homem que salvou a vida dela. Meus parabéns, em meu nome e em nome do governador, Elmano de Freitas. É uma honra participar deste momento e poder entregar esse elogio que será publicado", afirmou Samuel Elânio.

O subtenente citou a eficiência do treinamento e da logística, e o trabalho coletivo da PMCE para o sucesso da operação.

"Somos uma ferramenta, na verdade, a Polícia Militar, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Estado, fizeram o seu papel. Com a ajuda de Deus, conseguimos trazer uma resolução aceitável. Nos bastidores, isso envolve o trabalho de muita gente, que nos permite entregar o nosso melhor. Com todo o treinamento e a logística necessária, conseguimos chegar em uma ocorrência e entregar o nosso máximo. Estamos sempre à disposição da sociedade", comentou Mendes.

RELEMBRE O CASO

No último domingo (25), o casal começou a discutir por volta de 18h40, quando a mulher saiu de casa correndo com a criança. O homem, então, retirou a filha dos braços da mãe e atirou três vezes em direção à vítima. Uma bala a atingiu na cabeça, na frente de uma farmácia próxima à residência do casal, no bairro Vila Velha, em Fortaleza.

Após o disparo, o homem entrou com a bebê no estabelecimento comercial e chegou a fazer outros reféns. Equipes policiais chegaram ao local e começaram a negociar a liberação da bebê. O homem saiu da farmácia e sentou em uma calçada.

Vídeos feitos por quem passava pelo local mostram o homem com a arma em punho, direcionada para a própria cabeça, enquanto segurava a filha. O atirador de elite conseguiu atingir a mão do homem armado e a polícia conseguiu resgatar a bebê.

A mãe da criança, a assistente social Amanda Reinaldo, que foi atingida na cabeça pelo tiro de arma de fogo, morreu nessa quarta-feira (28). Ela chegou a ser socorrida em estado grave para o Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos.

Fonte: Diário do Nordeste

Comunicar erro
Banco do Brasil

Comentários

Banco do Nordeste