Cultura: Teatro da Praia apresenta neste fim de semana o "Curta Esquete", com espetáculos que se destacaram no 22° Fesfort

Programação abre o Mês do Teatro na Praia de Iracema em Fortaleza

Por Ferreira Junior em 28/02/2024 às 14:25:26

O Teatro da praia inicia o Mês Mundial do Teatro com esquetes que se destacaram no 22º FESFORT – Festival de Esquetes de Fortaleza que nessa edição teve o apoio do Governo do Estado do Ceará através da SECULTE/CE pela lei Paulo Gustavo. Foram 5 dias de muita teatralidade onde 20 espetáculos de curta duração se apresentaram para um público ansioso em prestigiar a produção teatral cearense. 4 esquetes foram convidadas para o CURTA ESQUETE e se apresentarão também no Teatro da praia abrindo a programação do mês em que o mundo celebra o Teatro. HAMLET COMO VOCÊ NUNCA VIU, PAOLA CROSSBOX, A ATLETA DAS EMOÇÕES, PATO, A MORTE E A TULIPA e RASGA MORTALHA vão fazer o público se emocionar, se divertir, refletir e principalmente perceber a quantas andas a produção teatral do Ceará.

MAS O QUE É ESQUETE?

Sabemos que teatro envolve uma interação direta com o espectador. Em peças de duração maior, há um tempo para que os artistas revelem elementos e capturem a plateia. Um tempo dilatado, no qual o espectador poderá caminhar calmamente, desfrutando e talvez distinguindo as diversas nuances da obra.

Nas esquetes, o tempo é compacto e exige do espectador outro ritmo de assimilação. Os elementos cênicos, bem como todas as ideias e reviravoltas em questão, precisam se fazer eficientes num curto intervalo, de poucos minutos.

Esta outra condição, trazida pelo esquete, muda de certa forma a estrutura dramatúrgica, o pensamento cênico armado pela direção, e a relação ator-plateia. O que não pode ser visto como um entrave na teatralidade. A esquete possui outra natureza, apenas.

Todos somos cada vez mais bombardeados por novos códigos e ligeiramente precisamos decodificá-los, numa constante reeducação. Este "tudo ao mesmo tempo" é um traço da contemporaneidade. O esquete parece se adequar a esta forma de entendimento que se faz do mundo. Mas como não cair na superficialidade? Como torná-lo uma obra de validade própria?

Por outro viés, a esquete pode ser um excelente meio para experimentação de novas linguagens. Uma modalidade inicial de construção cênica para muitas montagens que futuramente adquirem formatos mais alongados. Há também muitos grupos que se formam e iniciam um pensamento teatral próprio através da montagem de esquetes.

O 22º FESFORT

Nesses últimos 27 anos, desde a criação do FESFORT em 1997, nosso cenário teatral vem sendo enriquecido com iniciativas surgidas a partir dos resultados de nosso de FESFORT – Festival de Esquetes de Fortaleza. A Diversidade teatral de nossos artistas vem sendo estimulada ano após ano, nos tornando cada vez mais prósperos em manifestações teatrais. Nossa identidade está calcada em iniciativas de nossos pares, nossas fronteiras estão abertas a um horizonte de possibilidades de expressão e criação.

Inserido nesse contexto e acreditando no processo de continuidade e circulação dos trabalhos teatrais de nossos artistas, no aperfeiçoamento e Constância da produção de pequenos espetáculos e experimentos culturais é que apresentamos o CURTA ESQUETE no intuito de dar continuidade a uma ação concreta, madura, que intensifica a atuação dos nossos artistas e técnicos, e dá margem a fluência de novos valores da arte do fazer teatral. As 20 esquetes selecionadas e apresentadas superaram as expectativas, o que nos estimulou a produzir a continuidade de alguns dos espetáculos numa curta temporada.

AS ESQUETES EM TEMPORADA

1ª - HAMLET COMO VOCÊ NUNCA VIU

Hamlet, de William Shakespeare, é uma obra clássica permanentemente atual pela força com que trata de problemas fundamentais da condição humana. A obsessão de uma vingança onde a dúvida e o desespero concentrados nos monólogos do príncipe Hamlet adquirem uma impressionante dimensão trágica. Nesta versão, o Grupo Teatral Prestatenção, busca mostrar um Hamlet, como você nunca viu. Da tragédia para uma comédia pastelão e com muita vergonha alheia, contada do ponto de vista de Horácio o amigo fiel de Hamlet.

GRUPO/CIA.: Grupo Teatral Prestatenção

TEXTO: William Shakespeare adaptado por Cristiano Marques

DIREÇÃO: Cristiano Marques

ELENCO – Cristiano Marques.

CONTATO: (85) 8863-7205

2ª - PAOLA CROSSBOX, A ATLETA DAS EMOÇÕES

CROSSBOX Paola CrossBox é uma levantadora de peso, Coach e Atleta das Emoções. Neste trabalho, Paola faz uma demonstração técnica de como funciona o seu árduo treinamento psicofísico, explorando e brincando com as intensidades das emoções até que se depara com um bloqueio no exercício da Tristeza, convocando a plateia e as outras emoções como aliadas para resolver esta questão.

TEXTO: Fernanda Duarte Pimentel

DIREÇÃO: Alysson Lemos e Neto Holanda

ELENCO - Fernanda Duarte

CONTATO: (85) 99834-1359

3ª PATO, A MORTE E A TULIPA

O enredo conta a história de um pato que percebe que uma mulher misteriosa está o seguindo. Ele leva um susto ao descobrir que ela é a morte, mas aos poucos aceita sua companhia ao notar que ela é amigável. Ela, por sua vez, torna-se amiga dele e passa a desfrutar mais da vida. Mas, afinal, qual é o papel da tulipa na história? Só o público poderá descobrir.

TEXTO: autor Wolf Erlbruch, adaptação de Junior Martins

DIREÇÃO: Georgiana Neves

ELENCO - Junior Martins e Leuise Furtado- Morte

CONTATO: (85) 8939-9132

4ª RASGA MORTALHA

Um corpo é encontrado na periferia y logo vira alvo de sensacionalismo, especulação y fake news por parte da mídia especializada, comunidade y possíveis pessoas a quem o corpo pertence. Apesar disso, a dúvida permanece: afinal, de quem é o corpo? Qual sua cor? A pessoa que morreu sou eu? É você? Acompanhamos o cortejo das Rasga Mortalha, as corujas-erês que anunciam a chegada da alma no mundo espiritual, que é recebida com amor, acolhimento e

Entendimento.

GRUPO/CIA.: Coletivo Rasga Mortalha

TEXTO: Criação coletiva

DIREÇÃO: Amanda Quebrada

ELENCO - Ananda Afiada, Sabrina Morais, Matheus Yank, Cida Araújo, Carol Pires, Nayma Lima, Jean Brito, Mazé, Dante, Manu, Nycolas Di, Átila,

CONTATO: (85) 997917544, [email protected]

SERVIÇO

CURTA ESQUETE

Data: 02 e 03 de março de 2024

Local: Teatro da Praia (Avenida Monsenhor Tabosa 177 – Praia de Iracema)

Instagram: @teatrodapraia

ASSESSORIA DE IMPRENSA*

UPGRADE COMUNICAÇÃO

Felipe Palhano - 85 99760-7527

Wesley Levi - 85 98789-5415

Sâmia Soares - +351 914 144 598

[email protected]


Comunicar erro
Banco do Brasil

Comentários

Banco do Nordeste