Três mortos e cinco feridos em tentativas de chacina em Itapipoca e Fortaleza

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida na Capital. Em Itapipoca, foram registrados quatro feridos e um óbito. Os casos ocorreram durante o sábado (13)

Por Ferreira Junior em 15/04/2024 às 07:57:25
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida em uma tentativa de chacina registrada na tarde do último sábado (13), no bairro Cristo Redentor, em Fortaleza.

Em um outro caso, no bairro Mourão, em Itapipoca, quatro pessoas ficaram feridas e uma morreu em outra tentativa de assassinato de um grupo de vítimas. Em Itapipoca, os tiros foram disparados por um ocupante de um carro que passou pelo local do crime.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), um homem de 34 anos morreu. "Outras quatro pessoas, que também foram lesionadas pelos disparos, foram socorridas", informou a Pasta em nota. O caso será investigado pela Delegacia Regional de Itapipoca.

CAPITAL

Na Capital, as vítimas estavam em um bar quando um homem, em uma moto Yamaha YBR preta, passou disparando contra o grupo, de acordo com testemunhas. O clima no local foi de desespero. Um vídeo mostra crianças chorando e outras pessoas gritando em meio aos feridos.

Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), informou que os mortos, ambos do sexo masculino, tinham 51 e 67 anos.

O homem de 51 anos morreu ainda no local. Já a outra pessoa, de 67 anos, foi socorrida, mas faleceu no hospital. A vítima ferida também foi socorrida para uma unidade de saúde da região.

A investigação do caso está a cargo das equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Ceará.

A SSPDS não informou a motivação dos ataques. No entanto, a reportagem apurou com fontes das polícias Civil e Militar que os casos de Itapipoca e de Fortaleza estariam ligados à disputa entre facções criminosas.

CHACINAS NO CEARÁ

Só neste ano, o Ceará já registrou pelo menos cinco casos de chacinas ou tentativas do crime.

Logo no início do ano, em 7 de janeiro, duas pessoas foram assassinadas e outras 15 ficaram feridas durante uma tentativa de chacina registrada no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. As vítimas estavam em uma festa e foram surpreendidas por membros de uma organização criminosa.

Uma nova chacina estava planejada para ocorrer no mesmo bairro no fim de janeiro, mas o ataque criminoso foi evitado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), que prendeu oito suspeitos e apreendeu seis armas de fogo no último dia 25 de janeiro.

No dia 17 de fevereiro, duas chacinas ocorreram no mesmo dia, nas cidades de Aracoiaba e Caucaia, deixando oito mortos.

No primeiro caso, os agentes da Polícia Militar encontraram quatro mortos. Dois homens estavam caídos perto de cadeiras e redes, com ferimentos a bala pelo corpo, a maioria na cabeça. A terceira vítima, também do sexo masculino, estava morta em uma varanda, nas proximidades de uma rede. E ao lado de uma cerca, os PMs encontraram um homem morto, descalços e sem camisa. Uma das vítimas era o secretário municipal Kennedy Guedes.

Pouco mais de duas horas depois da matança em Aracoiaba, já no município de Caucaia, policiais militares foram acionados para uma ocorrência de múltiplas lesões a bala. Ao chegar na residência, localizada na Rua Raimundo Ferreira Rocha, bairro Urucutuba, as patrulhas encontraram quatro vítimas, todas do sexo feminino, mortas dentro da casa.

No dia 2 de março, quatro homens foram assassinados a tiros em um imóvel no Município de Cascavel.

Na ocasião, um homem, de 30 anos, com passagens por tentativa de homicídio, corrupção de menor e porte ilegal de arma de fogo; um homem, de 28 anos, e outras duas pessoas, do sexo masculino ainda não identificadas formalmente, foram mortas a tiros em um imóvel na localidade de Guanacés, informou a SSPDS.

DENÚNCIAS

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Comunicar erro
Banco do Brasil

Comentários

Banco do Nordeste