INSS começa a notificar vítimas de fraude do desconto indevido na terça-feira (13)

Por Ester Ferreira em 09/05/2025 às 08:41:45
Foto: Reprodução

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Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos de associações e sindicatos em seus contracheques sem autorização vão começar a ser notificados a partir da próxima terça-feira (13), por meio do Meu INSS (site ou aplicativo).

A partir da quarta-feira (14), esses segurados deverão informar se de fato as operações não foram autorizadas para, então, solicitar o ressarcimento, também por meio do Meu INSS.

A partir desta quinta-feira (8), o INSS começa a informar, por meio do Meu INSS, 27 milhões de segurados que não têm desconto em folha feito pelas associações e sindicatos.

Assim que o beneficiário acessar o site ou aplicativo, será possível visualizar as notificações, automaticamente, pelo celular.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante entrevista coletiva, que contou com a participação também da AGU (Advocacia-Geral da União), CGU (Controladoria-Geral da União) e do Ministério da Previdência Social.

Como pedir o ressarcimento

  • Caso receba a notificação de que teve, de fato, desconto indevido em seu contracheque, basta requerer o ressarcimento diretamente pelo Meu INSS — ou telefone 135 — a partir da próxima quarta-feira (14).
  • Não será necessário enviar documentos, nem preencher dados adicionais.
  • Bastará registrar que não reconhece o desconto apontado.
  • O sistema gerará automaticamente uma cobrança para a entidade mencionada, que terá 15 dias úteis para a comprovação da regularidade ou providências para o ressarcimento ao INSS.
  • O INSS repassará o valor ao beneficiário diretamente na sua conta bancária de recebimento.

Cuidado com golpes

O INSS alerta que o contato com os beneficiários será feito exclusivamente via notificação por meio do Meu INSS.

"Portanto, não haverá contato por telefone ou envio de mensagem SMS para celular", adverte o instituto.

Em caso de dúvidas, os segurados podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. "A central telefônica 135 está sendo reforçada para suportar provável aumento da demanda de atendimentos", acrescenta em nota.

"O INSS não te procurará, não mandará e-mail ou mensagem via Whatsapp, não ligará, não enviará link. Não há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra link. Ninguém é autorizado a falar em nome do INSS."
( Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS)

Calendário do reembolso

08/05 - INSS começa a informar, por meio do Meu INSS, 27 milhões de segurados que não têm desconto.

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