Foto: Reprodução
A cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, retornou ao País para uma série de celebrações na Semana Santa. O objeto irá viajar pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Bahia, além do Distrito Federal.
O item histórico saiu de Portugal no último sábado (12), passou por Braga, Fátima, Cascais e Lisboa, e chegou ao Brasil na segunda-feira (14). A peregrinação faz parte do evento "Brasil com Fé - Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz", realizado pelo Movimento Brasil com Fé, Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor.
No Brasil, a relíquia poderá ser vista até dia 26 de abril, quando será celebrada a liturgia em comemoração aos 525 anos da primeira missa, em Santa Cruz, na Bahia. No dia seguinte, a cruz deixa Porto Seguro para retornar ao Museu da Sé de Braga, em Portugal.
Em 22 de abril de 1500, colonos portugueses liderados por Pedro Álvares Cabral avistaram, pela primeira vez, o litoral da Bahia. Mas foi apenas no dia seguinte que Cabral decidiu enviar marinheiros para explorar a nova terra, tornando-se esse o primeiro contato entre os europeus e os povos originários do Brasil.
Após quatro dias de exploração da costa brasileira, no dia 26 de abril, um domingo, os colonos celebraram a primeira missa do País, no atual município de Porto Seguro. Frei Henrique de Coimbra, um frade franciscano que acompanhava a expedição de Cabral, foi o responsável por conduzir a cerimônia.
Para a missão dos portugueses, a primeira missa oficializou a posse da terra em nome da Coroa Portuguesa e iniciou o movimento de catequização dos indígenas, mesmo que contra a vontade deles.
Fonte: Diário do Nordeste