Foto: Reprodução
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como "prefeito tiktoker", ironizou os mandados de busca e apreensão que foram cumpridos em sua casa na manhã desta quinta-feira (10/4) pela Polícia Federal. Em um vídeo publicado no TikTok algumas horas depois da ação dos policiais (veja abaixo), ele disse que as denúncias foram feitas após ele lançar sua pré-candidatura à Presidência da República.
Ainda na postagem da manhã desta quinta, o prefeito disse que vai intensificar sua candidatura e que não tem medo do Presidente Lula (PT) ou das autoridades que "estão incomodadas com a sua ascensão".
De acordo com a PF, a investigação da Operação Copia e Cola teve início no ano de 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba.
Foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.
Veja a PF em ação nesta quinta:
Também foi determinado o sequestro de bens e valores no total de até R$ 20 milhões e a proibição da Organização Social (OS) investigada de contratar com o poder público.
Ao todo, a operação da PF compriu 28 mandatos de busca e apreensão em Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo, além de um mandado de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Em nota, o prefeito Rodrigo Manga informou que "está havendo plena colaboração com as autoridades" envolvidas na operação desta quinta-feira, "para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, o mais brevemente possível".
"Vale destacar que a operação acontece em um momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional", diz a nota. "Não é a primeira vez na história que vemos "forças ocultas" se levantarem contra representantes que se projetam como uma alternativa ao sistema e dão voz ao povo."
Em outra nota, a defesa de Manga afirma que não há elementos que relacionem o prefeito a atos ilícitos e diz que a PF "tenta proceder a ilegal "pesca probatória" para investigar a pessoa, o que é vedado por nossa legislação. A defesa vê tal ato com enorme preocupação, justamente porque não se pode permitir que se faça uso político de nossa força policial, induzindo o Poder Judiciário em erro".
A Secretaria de Saúde de Sorocaba já havia sido alvo da Operação Parajás, no ano passado, quando a Polícia Federal cumpriu 19 mandados de busca e apreensão na secretaria para apurar um suposto esquema de desvio de recursos públicos ocorridos entre 2020 e 2023.
As investigações não focavam diretamente no prefeito, mas envolviam contratos firmados antes e durante a gestão de Manga, em especial pelo seu antigo secretário de Saúde Cláudio Pompeo. A suspeita é que esses contratos teriam sido direcionados a duas empresas e uma entidade assistencial, supostamente controladas por um ex-servidor público municipal.
Fonte: Metrópoles
Os suspeitos são mãe e padrasto de uma adolescente de 16 anos apontada como a mãe da criança
Um jovem de 18 anos foi atacado com vários tiros na noite da última sexta-feira (11), dentro de uma pizzaria na cidade de Novo Oriente, nos sertões de Crateús, e morreu no local. Levy
O caso aconteceu em Belo Horizonte
Uma adolescente de 13 anos foi morta por um leão que havia invadido uma área residencial pobre em Rongai, na periferia de Nairóbi (Quênia), no último domingo (20/4)....
A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (22) a parcela de abril do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4.
O Ministério da Educação quer impor normas mais rígidas para o funcionamento do ensino à distância e deverá exigir, por exemplo, estrutura física mínima...