Em sua primeira visita ao Ceará em 2025, o presidente Lula (PT) inaugurou, na tarde desta quarta-feira (19), em Fortaleza, o Hospital Universitário do Ceará, no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Itaperi. Durante a solenidade, Lula "quebrou o protocolo" e, antes de discursar, convidou a secretária estadual da Saúde, Tânia Coelho, para falar.
"Como o cara que fez o roteiro dessa festa aqui não colocou no papel, ele esqueceu de uma coisa fundamental. Ele esqueceu, ô Lúcia Alcântara, de que é preciso colocar uma mulher pra falar e não apenas homem pra falar. Nós estamos inaugurando um hospital. o maior hospital público do Estado do Ceará, com mais de 800 leitos. E a Secretária da Saúde do Estado, a Tânia, está aqui. E ela não foi chamada para falar. Tânia, venha pegar esse microfone e dar uma palavra para o povo da saúde do Ceará." Enfatizou durante a entrega da unidade, que será a maior da rede pública estadual.
Em seu discurso, Tânia Coelho destacou o trabalho dos profissionais da Secretaria de Saúde do Ceará para assegurar a obra e reforçou: "A população cearense precisa ser bem tratada, acolhida e contar com equipamentos como esse. Isso dignifica a nossa população". O hospital já pode receber pacientes regulados a partir da noite desta quarta-feira (19).
Lula chegou ao Ceará acompanhado de uma comitiva formada pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha (PT); da Educação, Camilo Santana (PT); da Integração, Waldez Góes (PDT); e da Casa Civil, Rui Costa (PT). Durante seu discurso, o presidente ressaltou a importância do equipamento: "Um Estado que consegue fazer um hospital dessa qualidade e um SUS que pode ajudar a fazer um hospital desse funcionar não deve nada a ninguém".
Também participaram da inauguração o governador Elmano de Freitas (PT), a vice-governadora Jade Romero, a secretária estadual da Saúde, Tânia Coelho, o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e o reitor da Uece, Hidelbrando Soares.
Fonte: CN7