As eleições municipais de 2024 no Cariri, encerradas neste domingo (6), foram caracterizadas por disputas intensas, com pequenas margens de votos entre os candidatos. Ao todo, 67 candidatos disputaram as eleições nas 29 cidades que compõem a região do Cariri.
Um dos principais destaques do pleito foi o Partido dos Trabalhadores (PT), que elegeu 12 prefeitos, seguido pelo PSB, com 8 vitórias, e o MDB, que conquistou 4 municípios. O PDT e o PODEMOS elegeram 3 e 1 representante, respectivamente. Além disso, o PT se destacou como o partido com o maior número de candidaturas, apresentando 20 nomes na região.
Marcado pela polarização em diversos municípios, o pleito de 2024 registrou 21 cidades com disputas restritas a apenas dois candidatos. O PT, em particular, enfrentou forte concorrência do MDB, PDT e PSB em várias localidades, como Abaiara, Farias Brito e Jardim.
Em algumas cidades, a disputa foi exclusivamente entre candidatas mulheres. No entanto, o percentual de vitórias foi baixo, com Brejo Santo, Altaneira e Jati elegendo representantes femininas para o Executivo municipal. Isso corresponde a apenas 10,34% das prefeituras da região do Cariri sendo lideradas por mulheres.
Dos candidatos eleitos, 13 buscaram a reeleição. São eles: Glêdson Bezerra (PODEMOS), Guilherme Saraiva (PT), Antônio Filho (PDT), Dr. Samuel (PT), Dr. Lorim (PSB), Gislaine Landim (PSB), Deda (PDT), Chico Clementino (MDB), Monica Mariano (PT), Marconi Tavares (PT), Libório (PSB), Ronaldo da Madeireira (PSD) e Eronildes (PSB).
Confira a lista dos representantes eleitos na região do Cariri:
Fonte: Site Miséria