A liderança do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Govenador Elmano de Freitas, levou seis partidos da base de apoio ao Palácio da Abolição a elegerem 163 prefeitos dos 182 que encerraram a eleição no domingo, 6 de outubro. Em duas cidades – Caucaia e Fortaleza, a eleição será definida no 2º turno.
O número total de prefeitos dos partidos aliados a Camilo e Elamno pode subir para 165, com o resultado final das eleições de 2024. Em Caucaia, os candidatos do PSD, Naumi Amorim, e do PT, Waldemir Catanho, são aliados ao Governo do Estado. Já, em Fortaleza, a disputa é entre Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL).
DISTRIBUIÇÃO DE PREFEITOS POR PARTIDO
O PSB, sob o comando do ex-deputado estadual Eudoro Santana, saiu das urnas majoritário, com 65 prefeitos, seguido do PT (46), PSD (16), Republicanos (14), PP (13) e MDB (9). As seis legendas fazem parte da base de sustentação política ao Governo Elmano.
A adesão dos dissidentes do PDT ao PSB, liderados pelo senador Cid Gomes, contribuíram para os socialistas recuperarem terreno nos Municípios. Alguns dos prefeitos eleitos pelo PSB são ligados a Cid, mas a maioria segue a orientação política do Palácio da Abolição.
O Ministro Camilo Santana participou de todas as articulações para construção de alianças que garantissem vitória dos aliados. Com o aval de Elmano e Camilo, os seis partidos – PSB, PT, PSD, MDB, PP e Republicanos, somaram o maior número de gestores municipais.
MAPA PARTIDÁRIO DO CEARÁ A PARTIR DE 2025
Fonte: Ceará Agora